Produtividade em alta: segredos para melhorar sua concentração no escritório
Empreendedorismo e educação financeira para mulheres: entenda a necessidade do incentivo em um país como o Brasil
Muitas mulheres se encontram em situações de vulnerabilidade econômica, e muitas vezes se veem subordinadas pelo marido por causa da questão financeira. Para Cláudia Angélica Martinez, economista brasileira, esse fator é determinante para que haja mais métodos de incentivo ao empreendedorismo da mulher no Brasil, já que ninguém deve se sentir em situação desfavorável por causa do dinheiro.
Há, também, outro fator que ocorre no nosso país que é a diferença salarial entre homem e mulher. Essa diferença é de aproximadamente 20%, e faz com que as mulheres — ainda que possuam o mesmo cargo de um homem, e com as mesmas habilidades profissionais — não se sintam valorizadas o suficiente em seu ambiente de trabalho. Por isso a importância desse incentivo no ramo do empreendedorismo. Mas você sabe como isso pode ocorrer?
Educação financeira
Em primeiro lugar, é através de uma boa educação financeira, com cursos viáveis para as mulheres, que essa situação já toma um pontapé inicial. Conforme explica Cláudia Angélica Martinez, uma qualificação consegue abrir portas para o mercado de trabalho. Além disso, é através de dicas de economia e negócios, que as mulheres podem se sentir mais aptas para ingressar como empreendedoras, de acordo com a área escolhida.
Oportunidades de trabalho
Além disso, há também a necessidade de abrir portas para que essas mulheres consigam obter a sua independência financeira. Dando-lhes oportunidades de empreendimento e trabalhos bem remunerados, a situação de dependência vai se desfazendo aos poucos. Infelizmente, essa não é, ainda, uma realidade para muitas delas, por isso, incentivos e oportunidades no mercado, podem contribuir com a circunstância.
Outro ponto importante ocorre pelo empreendedorismo feminino, pois é através do seu próprio empreendimento que a mulher não se torna sujeita a questões desfavoráveis, como a grande carga de trabalho que muitas vezes é o que ocorre aqui no país. Conforme comenta a empresária e Conselheira do Superior Feminino da FIESP, Cláudia Angélica Martinez, através do empreendimento, as mulheres conseguem lidar com as demais obrigações, administrando o seu tempo.
Logo, o incentivo aos estudos, o conhecimento sobre o empreendimento e as oportunidades de emprego para as mulheres é uma necessidade básica. Esse direito contribui com a vida de muitas que estão em situação de submissão por causa da falta de uma oportunidade. O dinheiro é, muitas vezes, capaz de transformar a vida de muitas pessoas em situação de desamparo em um país como o Brasil.