Lubrificantes sustentáveis: inovação e responsabilidade ambiental no setor
Conheça a origem de 2 das piores práticas de punição já aplicadas pela humanidade
Para o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, os métodos de punição fazem parte da história da humanidade desde o início dos tempos. Embora alguns possam argumentar que não são totalmente eficazes, o fato é que a punição tem sido usada há séculos e provou ser um impedimento eficaz para manter baixas as taxas de criminalidade, sabia disso?
Neste artigo, apresentaremos duas curiosidades sobre os métodos mais severos de punição que ocorreram na história da humanidade, de modo que você compreenda que, em alguns casos, essa prática serviu como exemplo para algumas pessoas da época evitarem praticar delitos. Logo, se esse assunto é do seu interesse, que tal ler o texto até o final?
Sobre a punição
Conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, a punição pode vir de várias formas, desde multas e prisão e até morte. No entanto, na sociedade de hoje, vimos uma mudança da punição para a reabilitação no que se refere aos criminosos. Aqui estão dois fatos curiosos sobre a origem da decisão do punitivismo como os métodos de punição para os povos mais antigos:
Origem da pena de morte
A primeira curiosidade que queremos deixar aqui diz respeito à origem da pena de morte. Segundo algumas pesquisas, ainda que não tenha uma data certa que consta como início de execução, a pena de morte foi usada por civilizações antigas, como Egito e Grécia, bem como por monarquias medievais, como Inglaterra e Espanha. Esses métodos às vezes eram severos o suficiente para incluir tortura antes da morte ou decapitação com machado ou espada.
Começo dos enforcamentos públicos
Já a segunda curiosidade se refere à prática de enforcamentos públicos. Conforme explica o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, foi durante a era vitoriana (1837-1901),que os enforcamentos públicos foram considerados um modo de vida na Inglaterra. Contudo, foi no ano de 1868 que esse tipo de ato foi totalmente reprovado e abolido devido ao desgosto público com a pena capital.
Por outro lado…
Por outro lado, é sempre bom lembrar que esse tipo de prática, ainda que tenha sido considerada como método útil durante esses períodos, já não é algo totalmente válido nos dias de hoje. Isso porque, alguns países consideram que as pessoas que agem de modo inadequado precisam ser tratados como indivíduos com problemas mentais. Logo, necessitam de uma punição como método de tratamento.
De todo modo, é sempre bom conhecer a origem das primeiras formas de castigo, pois foram elas que deram sequência ao modo de tratamento que as pessoas davam umas às outras. Isso sem contar que, conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, esses exemplos serviram como base para compreender o pensamento da época, e a sua adaptação ao longo dos anos. Mas e você, já conhecia a origem desses métodos?