Produtividade em alta: segredos para melhorar sua concentração no escritório
Imóveis compactos: principais vantagens desse tipo de investimento
Se você busca um imóvel novo para comprar ou alugar já deve ter prestado atenção às novas metragens, certo? Valdir Agostinho Piran, investidor imobiliário e empresário, acredita que, cada vez mais, os novos imóveis têm apresentado medidas compactas de 40, 30, 20 e, até mesmo, 10 metros quadrados.
A tendência de apartamentos menores já é uma realidade, e isso se dá por uma série de fatores como casamentos tardios, busca por praticidade, valores maiores de imóveis mais espaçosos, dentre outros. Assim, devido ao ganho de espaço no mercado imobiliário, existem algumas vantagens de investir em um imóvel compacto.
O perfil do público-alvo dos imóveis compactos
Contudo, é fundamental ressaltar qual o perfil do público-alvo dos imóveis compactos. Para Valdir Agostinho Piran, esse grupo abrange diferentes tipos de pessoas, com características que as levam a essa escolha, como: jovens que saem da casa dos pais para estudar; casais que não pretendem ter filhos ou os planejam para mais tarde; profissionais com boa posição no mercado e que ainda não constituíram família e investidores iniciantes do mercado.
Todos esses indivíduos consideram as vantagens dos imóveis compactos como decisivos para optarem pela compra, locação ou investimento destes. Seja por preço, praticidade, localização, lazer, entre outras razões, a verdade é que o imóvel compacto é muito benéfico. Veja a seguir, as vantagens deles:
- Preço em conta e economia
Um imóvel compacto é automaticamente mais barato devido ao cálculo pela metragem do espaço. Outro fator que leva a baixa do preço é, de acordo com o empresário Valdir Agostinho Piran, custo de aquisição econômica (contrato de financiamento, registro de escritura e imposto de transmissão de bens imóveis). Além disso, gastos com manutenção e despesas fixas tendem a ser menores em um espaço pequeno.
- Oferecimento de serviços de lazer
Por se tratarem de imóveis compactos, as construtoras dessa modalidade investem consideravelmente em áreas que atendam às necessidades dos moradores. O acionista de empresa do setor financeiro Valdir Agostinho Piran compreende que o investimento em áreas de serviço como lavanderias completas; áreas compartilhadas entre moradores e salas equipadas, além de infraestrutura e segurança são comuns a esses espaços.
- Mobiliar e decorar o apartamento
Evidentemente, a decoração de um espaço menor é mais simples de ser realizada. Com pouca metragem, é possível trabalhar com o uso inteligente dos espaços, com móveis adequados e planejados que sejam completos, aconchegantes e que caibam no orçamento. É fato que, devido a alta tendência, os imóveis compactos ganharam a atenção de designers e decoradores.
- Praticidade na organização e limpeza dos espaços
Um apartamento menor possui a vantagem de limpeza prática, que ocupa menos horas de seu proprietário para limpá-lo e organizá-lo. Até mesmo a bagunça tende a se reduzir devido a metragem e disposição dos móveis. Assim, o empresário Valdir Agostinho Piran entende que sobra mais tempo para o morador dedicar-se a outras questões como compromissos, lazer, profissão e estudo.
- Facilidade para revender o imóvel
Por fim, um imóvel compacto é um excelente investimento para os iniciantes do mercado, devido a sua facilidade de compra e locação. O presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, considera esse fator decisivo para muitos investidores que têm considerado os imóveis compactos como alternativas de compra e venda.