Produtividade em alta: segredos para melhorar sua concentração no escritório
Qual a problemática de desperdiçar alimentos.
Marcio Alario Esteves diz que é importante não desperdiçar os alimentos para que diminua a quantidade de lixo produzido, além de incentivar o consumo de alimentos orgânicos por serem menos nocivos para a saúde.
O que pode ser feito para reduzir o desperdício de alimentos.
A dica que Marcio Alario Esteves dá é de fazer compras mais vezes, comprando em menor quantidade, ao invés de fazer compras de mês.
Além disso, é preciso melhorar a produção, armazenamento, investimento em embalagem e outras coisas que resultam na diminuição deste problema.
Sobre o consumidor, pode ajudar consumindo alimentos que são feitos localmente, estimulando a venda de produtos que não necessitam de tanto transporte, ou então, pode se reeducar, começando a utilizar partes da comida como a casca e a semente, como por exemplo a casca da banana e do limão.
Prejuízos que o desperdício causa.
Marcio Alario Esteves explica que o desperdício dos alimentos causa no ambiente é tão ruim como o prejuízo econômico que isso gera. Ou seja, os dois âmbitos acabam sendo prejudicados e por isso, ele explica sobre cada um.
Prejuízo ambiental.
O prejuízo que o desperdício de alimento traz para o ambiente é enorme, justamente porque com a finalidade de produzir em grande escala, é preciso uma quantia muito alta de transporte, agrotóxico, água e gastos de energia.
Prejuízo econômico.
Como a demanda de comida não apresenta alteração significativa, visto que todos se alimentam, quando temos alteração na oferta, acaba refletindo nos preços de alimentos.
Portanto, quando o desperdício acontece, consequentemente a oferta diminui e o preço dos produtos aumentam. Ou seja, quanto mais comida é jogada fora, mais cara ficará para o consumidor final.