Monday 23 de maio de 2022
Política no Brasil Política no Brasil

Notícias

Principais curiosidades sobre carros blindados para curiosos, com Marcelo Band

Senado aprova acesso ao Prouni para alunos de escolas particulares

A canais de esquerda, Lula volta a falar em controle

Bolsonaro se reúne com representantes do WhatsApp no Palácio do

Contratação assertiva de funcionários: confira a visão de Manoel Conde

Piracicaba terá 451 novas urnas para as eleições de 2022,

Anitta bloqueia Bolsonaro no Twitter após ser ironizada: ‘Vai catar

Não tem nenhuma possibilidade do Solidariedade apoiar Bolsonaro, diz Paulinho

Imóveis compactos: principais vantagens desse tipo de investimento

O que é demência vascular e como ela se diferencia

Política no Brasil Política no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Política
  1. Home
  2. Brasil
  3. ‘É inaceitável Estados e municípios perderem receita’, diz relator sobre reforma do Imposto de Renda
 ‘É inaceitável Estados e municípios perderem receita’, diz relator sobre reforma do Imposto de Renda
Brasil Mundo Notícias Política

‘É inaceitável Estados e municípios perderem receita’, diz relator sobre reforma do Imposto de Renda

by Leticia Okulski 27 de setembro de 2021 0 Comment

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), designado como relator do projeto da reforma do Imposto de Renda, garantiu que o texto não causará perdas de arrecadação a Estados e municípios. Coronel teve uma reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, nesta segunda, 27, para tratar do projeto, e disse que ainda conversará com mais interessados no projeto, como entidades empresariais e representantes dos entes subnacionais, e irá avaliar os números a serem entregues pelo Ministério antes de entregar o texto para ser votado no Senado. O senador espera realizar esses trâmites em “dez ou 15 dias”.

“Eu fui muito claro para o ministro que é inaceitável Estados e municípios perderem receita. Ele garantiu que vão mostrar tecnicamente que não sofrerão nenhuma queda de receita, e espero que isso aconteça, porque não posso aceitar de maneira nenhuma, principalmente para os municípios que é onde tudo acontece”, afirmou Coronel. Segundo estudo do Instituto Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado, a reforma causaria uma queda de arrecadação de R$ 52,2 bilhões aos cofres da União nos próximos três anos. Só em 2022, seriam R$28,9 bilhões a menos. “Nós solicitamos os números, vão nos fornecer essa semana e aí que vou julgar se vai haver perda de receita para Estados, municípios e a própria União. Eu fico até meio temeroso porque a própria União propor uma reforma e ela perder recursos é um negócio meio estranho”, comentou o senador. De acordo com o parlamentar, algumas contas apontam que a soma final da medida será zero entre perdas e ganhos de arrecadação para o governo, mas ainda é necessário avaliar quando tiver os números na mão.

Leia também

Major Vitor Hugo critica fusão do PSL com o Democratas: ‘DEM não apoia Bolsonaro’

Bolsonaro diz que se reuniu com ministro para debater formas de diminuir preços de combustíveis

CPI estuda entrar com ação no STF se a PGR arquivar o relatório final

Coronel ainda disse que vê dois pontos sensíveis a serem discutidos, a tributação de lucros e dividendos e a retirada de incentivos fiscais a alguns setores. “Precisa ser visto e analisado se a retirada desses incentivos é bom para o Brasil”. A intenção do governo é utilizar a reforma para gerar os recursos que serão utilizados para o novo Bolsa-Família, denominado Auxílio Brasil, que terá valores mais altos a serem pagos aos beneficiários. “Tecnicamente há o espaço [para o novo programa], mas vai ter que sacrificar algumas áreas da nossa economia. São esses prejuízos que nós vamos avaliar, quantificar, para ver se esta reforma precisa ser aprovada com tanta celeridade”, disse Coronel.

Mais cedo, em evento para apresentar novas linhas de crédito da Caixa Econômica Federal, Guedes pediu apoio do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) para aprovar a PEC dos precatórios e a reforma do Imposto de Renda para que o governo possa financiar o Auxílio Brasil. Segundo o ministro, a PEC abriria espaço no orçamento para os gastos, e a reforma do IR geraria os recursos necessários para aumentar os benefícios. “Esse reforço exige a cooperação dos poderes. Nós precisamos do Congresso e do Supremo. São medidas complementares que significam estendermos a mão para as camadas mais fracas”, afirmou o ministro.

Previous post
Next post
Leticia Okulski

Leticia Okulski (Website)

administrator

Notícias Recentes
Notícias

Principais curiosidades sobre carros blindados para curiosos,

5 de maio de 2022
Notícias

Senado aprova acesso ao Prouni para alunos

27 de abril de 2022
Notícias

A canais de esquerda, Lula volta a

27 de abril de 2022
Notícias

Bolsonaro se reúne com representantes do WhatsApp

27 de abril de 2022
RELATED Stories for you
Marco Antônio Carbonari
Notícias

Como ter uma boa postura profissional

by Leticia Okulski 16 de novembro de 2021

O empresário Marco Antônio Carbonari atua no mercado de vinhos há anos e, unindo

Márcio Alaor de Araújo
Notícias

O que é capital de giro?

by Leticia Okulski 3 de novembro de 2021

O empresário Márcio Alaor de Araújo é especialista em finanças e executivo, por isso,

Márcio Alario Esteves
Notícias

Qual a problemática de desperdiçar alimentos.

by Leticia Okulski 19 de outubro de 2021

Marcio Alario Esteves diz que é importante não desperdiçar os alimentos para que diminua

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.|| Entre em contato: contato@politicanobrasil.com.br