terça-feira, junho 15, 2021
Home noticias Como ocorre o processo de oxidação dos vinhos

Como ocorre o processo de oxidação dos vinhos

Os vinhos estão presentes em diversas ocasiões, desde as mais simples às mais sofisticadas, afirma Marco Antonio Carbonari. Ao confeccionar a bebida, os profissionais se atentam aos mínimos detalhes para oferecer ao consumidor o melhor do sabor e do aroma do vinho, porém o que acontece com o vinho após aberto? O que ocorre com suas propriedades?

Primeiramente, há diversos processos para a fabricação de vinho, que são métodos reconhecidos e homologados internacionalmente, envolvendo todo um equiparato em relação à melhor fermentação, armazenamento e distribuição para que o apreciador de vinhos tenha uma experiência inenarrável.

Contudo, após aberto, o vinho sofre mudanças em suas propriedades, afirma Marco Antonio Carbonari. Não é à toa, por ser uma bebida muito delicada, o menor sinal de mudança ou transformação pode influenciar na singularidade da bebida, por isso é tão importante manter o nível de excelência em cada processo de fazedura tão alto.

Por exemplo, até na hora da logística de transporte das garrafas é importante se atentar aos mínimos detalhes, os especialistas sugerem o menor balanço possível, ambiente escuro e refrigerado, todos esses cuidados para manter a qualidade do vinho.

Após aberto, o vinho entra em contato com o ar, explica Marco Antonio Carbonari. Dessa forma, a oxidação é natural e é o nome para esse processo. Há apreciadores de vinhos que oxidam um pouco a bebida para despertar aromas, porém se passado muito tempo a bebida em contato com o ar, há o deterioramento do vinho, fazendo com que ele se torne intragável e tenha um cheiro não muito agradável.

Vale ressaltar que essa transformação ocorre dia após dia, ou seja, quanto mais em contato com o ar, mais mudanças em suas propriedades, dessa forma, é recomendável que depois de aberto o consumo de vinho seja o mais rápido possível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Randolfe Rodrigues invade transmissão de Carlos Wizard e lembra convocação na CPI

O vice-presidente da CPI da Covid-19, senador Randolfe Rodrigues, apareceu de surpresa em uma transmissão ao vivo do empresário Carlos Wizard e o lembrou...

DEM decide expulsar o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia

A Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (RJ). A decisão foi tomada após reunião realizada nesta...

Funcionários da Eletrobras anunciam greve de 72 horas contra privatização

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) confirmou que os senadores devem iniciar nesta quinta-feira, 17, a votação da medida provisória 1.031, que prevê...

Covid-19: Queiroga vacina ministro das Relações Exteriores e presidente do Banco Central

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 14, para registrar que aplicou a primeira dose da vacina contra a...