Monday 23 de maio de 2022
Política no Brasil Política no Brasil

Notícias

Principais curiosidades sobre carros blindados para curiosos, com Marcelo Band

Senado aprova acesso ao Prouni para alunos de escolas particulares

A canais de esquerda, Lula volta a falar em controle

Bolsonaro se reúne com representantes do WhatsApp no Palácio do

Contratação assertiva de funcionários: confira a visão de Manoel Conde

Piracicaba terá 451 novas urnas para as eleições de 2022,

Anitta bloqueia Bolsonaro no Twitter após ser ironizada: ‘Vai catar

Não tem nenhuma possibilidade do Solidariedade apoiar Bolsonaro, diz Paulinho

Imóveis compactos: principais vantagens desse tipo de investimento

O que é demência vascular e como ela se diferencia

Política no Brasil Política no Brasil
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Política
  1. Home
  2. Brasil
  3. Após seca, São Paulo deve ter ‘excesso de chuvas’; secretário explica plano para prevenir desastres
 Após seca, São Paulo deve ter ‘excesso de chuvas’; secretário explica plano para prevenir desastres
Brasil Mundo Notícias Política

Após seca, São Paulo deve ter ‘excesso de chuvas’; secretário explica plano para prevenir desastres

by Leticia Okulski 28 de setembro de 2021 0 Comment

Apesar de, atualmente, passar por uma crise hidroenergética, com longo temporada de estiagem e seca de barragens, a cidade de São Paulo já se prepara para o período de fortes chuvas, que devem chegar antes do início do verão neste ano de 2021. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário executivo de Mudanças Climáticas da prefeitura Pinheiro Pedro destacou que o Brasil vivencia um comportamento errático do clima, o que deve trazer eventos extremos ao município. Ele explicou ainda como a cidade está se preparando para enfrentar a situação. “Infelizmente temos uma previsão de muitas chuvas. Há um comportamento errático do clima. Já tivemos no Brasil, na última semana, episódios de chuvas intensas na região sul do Brasil, com granizo, numa proporção que seria razoável em período de verão. E nós ainda estamos na passagem do inverno para a primavera. O que acontece é que nós estamos sofrendo uma fase em que os eventos climáticos irão se tornar e estão se tornando extremos. Então a preocupação da prefeitura de São Paulo com esta nova formulação do plano preventivo de chuvas de verão é estabelecer um projeto de resiliência da cidade, aumentar a resistência dos paulistanos e da cidade como um todo. Estamos passando por um período de emergência climática agora, com falta d’água, e precisamos nos prevenir do excesso de água que virá no período de chuvas”, afirma.

Para evitar grandes desastres relacionados a enchentes, desabamentos e deslizamentos, o secretário afirma que a prefeitura está desenvolvendo um trabalho de controle preventivo, envolvendo todas as secretarias e atuando em diversas frentes. “Criamos um comitê com representantes de todas as secretarias e que envolvem também a Defesa Civil, responsável operacional pelos atendimentos nesses períodos complexos de chuva, deslizamento e desabamento. Contamos com três centros de gerenciamento de emergência, com satélites, radares e mecanismos de simulação, que podem, de acordo com a pluviometria, o nível de água, o volume de ventos, o comportamento das massas que causam as chuvas, simular o nível de alagamento de alguns locais e providenciar ações preventivas de retirada de pessoas”, diz Pedro. Ele conta ainda que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CT) também está ligado aos trabalhos realizados pelo comitê, com o objetivo de minimizar os efeitos das fortes chuvas no trânsito. 

Para evitar os alagamentos, o secretário fala das medidas já implementadas na cidade e que devem passar por obras no início de novembro, para aprimoramento. “Nós temos oito piscinões que estão sendo melhorados, reformados e construídos. Vai haver um trabalho intenso de execução de obras. Esperamos que esse trabalho esteja em fase de preparação até o final de outubro e que no início de novembro já tenhamos uma execução intensa do plano preventivo de chuvas, contando não só com os piscinões, mas demais trabalhos, como 56 áreas de quadras esportivas de escolas municipais que já contam com piscininhas embaixo delas”, comentou.

Leia também

Entenda o que causou a tempestade de poeira no interior de São Paulo e qual a chance de acontecer de novo

Impacto das mudanças climáticas na morte de pessoas tem ficado mais evidente

Chuva ácida deve atingir Ilhas Canárias após erupção do vulcão Cumbre Vieja

Além dos piscinões e piscininhas, Pedro destacou os jardins de chuva, que tem como objetivo principal tornar o solo permeável para retenção da água. “Já são 140 jardins sendo instalados em pontos específicos em São Paulo. A água hoje cai sobre uma área impermeabilizada e corre mais rápido para os locais de enchentes. Isso causa a inundação, a velocidade. E isso precisa ser reduzido. Reduzimos com as piscininhas, piscinões e a permeabilização do solo, de maneira que a água passe a ser retida”. Ainda na entrevista o secretário explicou que a cidade de São Paulo, geograficamente, está localizada numa região alagada e que, por isso, as enchentes são esperadas. “São Paulo é um imenso banhado com algumas colinas, e ocupamos essa região. Mas a água ainda não se deu conta de que estamos ocupando essa área. Então é previsível e natural que haja episódios”.

Previous post
Next post
Leticia Okulski

Leticia Okulski (Website)

administrator

Notícias Recentes
Notícias

Principais curiosidades sobre carros blindados para curiosos,

5 de maio de 2022
Notícias

Senado aprova acesso ao Prouni para alunos

27 de abril de 2022
Notícias

A canais de esquerda, Lula volta a

27 de abril de 2022
Notícias

Bolsonaro se reúne com representantes do WhatsApp

27 de abril de 2022
RELATED Stories for you
Marco Antônio Carbonari
Notícias

Como ter uma boa postura profissional

by Leticia Okulski 16 de novembro de 2021

O empresário Marco Antônio Carbonari atua no mercado de vinhos há anos e, unindo

Márcio Alaor de Araújo
Notícias

O que é capital de giro?

by Leticia Okulski 3 de novembro de 2021

O empresário Márcio Alaor de Araújo é especialista em finanças e executivo, por isso,

Márcio Alario Esteves
Notícias

Qual a problemática de desperdiçar alimentos.

by Leticia Okulski 19 de outubro de 2021

Marcio Alario Esteves diz que é importante não desperdiçar os alimentos para que diminua

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.|| Entre em contato: contato@politicanobrasil.com.br